quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cronograma de Pesquisa

A finalidade do cronograma é prever quando se realizará cada fase da pesquisa acadêmica. Como parte da metodologia de pesquisa, tem muita importância no sentido de organizar e cumprir o tempo programado.

Os elementos de um cronograma:
  • Duração total da pesquisa
  • Delimitação e explicitação do problema
  • Proposição da(s) hipótese(s)
  • Estabelecimentos dos objetivos
  • Levantamento de bibliografia
  • Leitura e fichamento bibliográfico
      Concluídos: 
      Iniciados:
      A serem lidos/fichados:
  • Determinação da metodologia a ser desenvolvida
  • Elaboração dos instrumentos da pesquisa empírica  
  • Datas importantes
  • Discussão e reformulação da redação até a versão final da monografia ou pesquisa
Disponibilizo abaixo um esqueminha para download:

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Guia para escrever uma boa Monografia ou Projetos Experimentais

"Por onde devo começar?" "Como posso delimitar meu tema de estudo?" "Como redigir a monografia?" "Como faço as referências bibliográficas?". As respostas para essas perguntas são fundamentais para otimizar o processo monográfico.  Disponibilizo neste post um ótimo guia de Sugestões para Realização de Monografias ou Projeto Experimentais, resultado da experiência acumulada na orientação de alunos pelo Prof. Antonio Jr.
O material exprime conteúdo simplificado, abrangendo normas de formatação, sugestões de metodologia e elementos imprescindíveis para elaboração e apresentação da pesquisa acadêmica.

Dica:
. Na primeira frase de um parágrafo, escreva uma frase-síntese do mesmo, uma espécie de mini-conclusão do parágrafo. Nas próximas duas a quatro frases, escreva os motivos e as evidências que o levaram àquela frase-síntese. Em seguida, se for o caso, escreva as objeções ou exceções à frase-síntese, começando com “No entanto, …” ou “Por outro lado, …” etc. Já a última frase de um parágrafo, se possível, deve deixar antever o que será dito no parágrafo seguinte. Assim, um parágrafo levará o leitor naturalmente ao outro.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pesquisa na Internet - Google Instant

Buscando facilitar a busca de dados o Google lançou o Google Instant. Agora, os resultados vão aparecer antes da pessoa terminar de digitar e dar enter, tornando o processo de busca mais rápido.


Para quem está fazendo sua pesquisa e busca referências na internet, esse recurso permite ganhar alguns segundos por pesquisa e o feedback instantâneo pode contribuir para que se faça links e relações com outros temas de interesse, algo que poderia exigir diversas pesquisas anteriormente. Já dá pra testar esse recurso no Google Imagens. Aproveite e teste as últimas idéias do Google no Google Experimental.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Guia de Metodologia Científica

Uma sugestão da Manaíra Carneiro, um pdf de Metodologia da Pesquisa (disponível na internet para download) bem resumido e de fácil compreensão, para redação científica e outros pontos do texto científico, como uso de citações, característica de fichamento, ficha bibliográfica, ficha de citações, ficha de leitura, resenha e características de esquematismo da monografia.



sexta-feira, 10 de junho de 2011

Modelo de Projeto para Pesquisa Acadêmica

Para escrever um projeto de pesquisa acadêmica é preciso seguir algumas regras básicas, que tem como objetivo uniformizar a publicação de conhecimentos.
Não tem muito pra onde fugir das Normas da ABNT.
Inaugurando o blog, envio o esquema apresentado em sala de aula para projeto de pesquisa, com algumas observações relevantes.
Abaixo, o projeto da aluna Érica Sarmet para exemplificar um bom projeto de monografia.
Um pré-projeto é exercício de síntese das informações de um projeto, é a intenção da pesquisa, mesmo que ainda não tenha completado e coletado todos os dados.


-> ESQUEMATIZANDO UM PROJETO:

Universidade Federal Fluminense
Departamento de Estudos Culturais e Mídia
Metodologia da Pesquisa
Prof.: Marco Roxo
Aluna: Nome – ano/semestre
“Título: síntese e relevância”

  • I) INTRODUÇÃO
QUESTÃO TEMÁTICA.OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DO TEMA DEVEM SEGUIR: ORIGINALIDADE, IMPORTÂNCIA, RELEVÂNCIA, VIABILIDADE E CONHECIMENTO DO ASSUNTO.
  • II) OBJETIVOS DA PESQUISA
PLANO DE FUNDO DA PESQUISA – CENÁRIO, RELAÇÕES QUE O OBJETO REPORTA.OS OBJETIVOS REFEREM-SE AO ASPECTO ACADÊMICO DA PESQUISA E OS RESULTADOS ESPERADOS SÃO AS METAS A SEREM ATINGIDAS EM RELAÇÃO A REALIDADE CONCRETA DEPOIS QUE OS OBJETIVOS SÃO ALCANÇADOS.
  • III) JUSTIFICATIVA
DEMONSTRA A RELEVÂNCIA E A PERTINÊNCIA DESSE TIPO DE ESTUDOS NA ÁREA, RAZÃO DA PESQUISA.ELEMENTO FUNDAMENTAL.É UM DOS ITENS MAIS IMPORTANTES NO QUESITO DE ACEITAÇÃO DO PROJETO.OS ELEMENTOS QUE DEVEM CONSTAR NA JUSTIFICATIVA SÃO: ORIGEM DA PROBLEMÁTICA ESCOLHIDA, SITUAR O ESTUDO DO OBJETO NO CONTEXTO DA ÁREA, ENUNCIADO E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA E RESULTADOS ESPERADOS.
  • IV) HIPÓTESE
PRESUNÇÃO DE RESPOSTAS PARA A QUESTÃO TEMÁTICA.PRETENSÃO DE DIRECIONAMENTO E DE EVOLUÇÃO DA INVESTIGAÇÃO PROPOSTA.A HIPÓTESE É UMA IDÉIA GERAL QUE SE PRETENDE DEMONSTRAR E QUE UMA VEZ DEMONSTRADA TORNA-SE A TESE.CABE RESSALTAR QUE É PREFERIVEL UMA A VÁRIAS HIPÓTESES. UMA HIPÓTESE DENOTA A CAPACIDADE DE SINTESE DO PESQUISADOR. É CONVENIENTE DESDOBRÁ-LA NOS CAPÍTULOS DA PESQUISA.
  • V) CORPUS DE ANÁLISE
OBJETOS DA ANÁLISE EMPÍRICA.DISCUSSÃO ACERCA DA ANÁLISE, QUAIS ANÁLISES SERÃO PROPOSTAS? EM QUAIS OBJETOS?
  • VI) METODOLOGIA
EXPLICAR O DESENVOLVIMENTO DA DISCUSSÃO.COMO VÃO SER UTILIZADOS OS OBJETOS DE ANÁLISE E OS TIPOS DE PESQUISA QUE SERÃO REALIZADOS.UMA PESQUISA PODE SER BIBLIOGRÁFICA (REFERENCIAS TEXTUAIS), DE CAMPO (ESTUDO DE CASO, PESQUISA-AÇÃO) OU DE LABORATÓRIO (EXPERIMENTAL).
  • VII) JUSTIFICATIVA TEÓRICA
EXPLICITAR ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS QUE SERÃO UTILIZADOS NA PESQUISA, CATEGORIAS, CONCEITOS-CHAVES.
  • VIII) BIBLIOGRAFIA
A SELEÇÃO BIBLIOGRÁFICA CONSISTE EM AVERIGUAR A EXISTÊNCIA DE MATERIAL PUBLICADO ACERCA DO ASSUNTO, E CASO UTILIZE DE ANOTAÇÕES DE AUTORES, ARQUIVOS PESSOAIS, ENTREVISTAS, COMENTÁRIOS DE USUÁRIOS NA INTERNET, ENFIM, FONTES NÃO PUBLICADAS, RELATAR QUE SERÃO ANEXADAS E DESCRITAS NO ESPAÇO DESTINADO A BIBLIOGRAFIA.
INFORME SE SERÁ APLICADO QUESTIONÁRIO, ENTREVISTA OU FORMULÁRIO PARA COLETAR DADOS DA PESQUISA. E QUE SERÁ ANEXADO NO FINAL DA PESQUISA.
BIBLIOGRAFIA EM PADRÃO DA ABNT, EXEMPLO BÁSICO:
SOBRENOME, Nome do(s) autor(es). Subtítulo quando houver. Título do livro em itálico. Cidade da Publicação: Editora, data.
(INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia nos cursos de graduação. Uberlândia: Eduf, 2003.)
NO CASO DO USO DE DOCUMENTOS ONLINE, APRESENTAR A URL ENTRE OS SINAIS <> PRECEDIDO DE "Disponível em:" FINALIZANDO COM A DATA DE ACESSO:
ENCICLOPÉDIA da música brasileira. São Paulo, 1998. Disponível em: <http://www.uol.com.br/encmusical/> . Acesso em: 16 ago. 2001.
PARA CITAR MONOGRAFIAS, TESES, ARTIGOS, INFORMAÇÕES RETIRADAS DA INTERNET, ETC... CONTINUE LENDO AQUI E NOS PRÓXIMOS POSTS DO BLOG.

Esqueminha disponível também para Download Aqui