segunda-feira, 27 de junho de 2011

Guia para escrever uma boa Monografia ou Projetos Experimentais

"Por onde devo começar?" "Como posso delimitar meu tema de estudo?" "Como redigir a monografia?" "Como faço as referências bibliográficas?". As respostas para essas perguntas são fundamentais para otimizar o processo monográfico.  Disponibilizo neste post um ótimo guia de Sugestões para Realização de Monografias ou Projeto Experimentais, resultado da experiência acumulada na orientação de alunos pelo Prof. Antonio Jr.
O material exprime conteúdo simplificado, abrangendo normas de formatação, sugestões de metodologia e elementos imprescindíveis para elaboração e apresentação da pesquisa acadêmica.

Dica:
. Na primeira frase de um parágrafo, escreva uma frase-síntese do mesmo, uma espécie de mini-conclusão do parágrafo. Nas próximas duas a quatro frases, escreva os motivos e as evidências que o levaram àquela frase-síntese. Em seguida, se for o caso, escreva as objeções ou exceções à frase-síntese, começando com “No entanto, …” ou “Por outro lado, …” etc. Já a última frase de um parágrafo, se possível, deve deixar antever o que será dito no parágrafo seguinte. Assim, um parágrafo levará o leitor naturalmente ao outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário