Compartilhe

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Modelo de Projeto para Pesquisa Acadêmica

Para escrever um projeto de pesquisa acadêmica é preciso seguir algumas regras básicas, que tem como objetivo uniformizar a publicação de conhecimentos.
Não tem muito pra onde fugir das Normas da ABNT.
Inaugurando o blog, envio o esquema apresentado em sala de aula para projeto de pesquisa, com algumas observações relevantes.
Abaixo, o projeto da aluna Érica Sarmet para exemplificar um bom projeto de monografia.
Um pré-projeto é exercício de síntese das informações de um projeto, é a intenção da pesquisa, mesmo que ainda não tenha completado e coletado todos os dados.


-> ESQUEMATIZANDO UM PROJETO:

Universidade Federal Fluminense
Departamento de Estudos Culturais e Mídia
Metodologia da Pesquisa
Prof.: Marco Roxo
Aluna: Nome – ano/semestre
“Título: síntese e relevância”

  • I) INTRODUÇÃO
QUESTÃO TEMÁTICA.OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DO TEMA DEVEM SEGUIR: ORIGINALIDADE, IMPORTÂNCIA, RELEVÂNCIA, VIABILIDADE E CONHECIMENTO DO ASSUNTO.
  • II) OBJETIVOS DA PESQUISA
PLANO DE FUNDO DA PESQUISA – CENÁRIO, RELAÇÕES QUE O OBJETO REPORTA.OS OBJETIVOS REFEREM-SE AO ASPECTO ACADÊMICO DA PESQUISA E OS RESULTADOS ESPERADOS SÃO AS METAS A SEREM ATINGIDAS EM RELAÇÃO A REALIDADE CONCRETA DEPOIS QUE OS OBJETIVOS SÃO ALCANÇADOS.
  • III) JUSTIFICATIVA
DEMONSTRA A RELEVÂNCIA E A PERTINÊNCIA DESSE TIPO DE ESTUDOS NA ÁREA, RAZÃO DA PESQUISA.ELEMENTO FUNDAMENTAL.É UM DOS ITENS MAIS IMPORTANTES NO QUESITO DE ACEITAÇÃO DO PROJETO.OS ELEMENTOS QUE DEVEM CONSTAR NA JUSTIFICATIVA SÃO: ORIGEM DA PROBLEMÁTICA ESCOLHIDA, SITUAR O ESTUDO DO OBJETO NO CONTEXTO DA ÁREA, ENUNCIADO E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA E RESULTADOS ESPERADOS.
  • IV) HIPÓTESE
PRESUNÇÃO DE RESPOSTAS PARA A QUESTÃO TEMÁTICA.PRETENSÃO DE DIRECIONAMENTO E DE EVOLUÇÃO DA INVESTIGAÇÃO PROPOSTA.A HIPÓTESE É UMA IDÉIA GERAL QUE SE PRETENDE DEMONSTRAR E QUE UMA VEZ DEMONSTRADA TORNA-SE A TESE.CABE RESSALTAR QUE É PREFERIVEL UMA A VÁRIAS HIPÓTESES. UMA HIPÓTESE DENOTA A CAPACIDADE DE SINTESE DO PESQUISADOR. É CONVENIENTE DESDOBRÁ-LA NOS CAPÍTULOS DA PESQUISA.
  • V) CORPUS DE ANÁLISE
OBJETOS DA ANÁLISE EMPÍRICA.DISCUSSÃO ACERCA DA ANÁLISE, QUAIS ANÁLISES SERÃO PROPOSTAS? EM QUAIS OBJETOS?
  • VI) METODOLOGIA
EXPLICAR O DESENVOLVIMENTO DA DISCUSSÃO.COMO VÃO SER UTILIZADOS OS OBJETOS DE ANÁLISE E OS TIPOS DE PESQUISA QUE SERÃO REALIZADOS.UMA PESQUISA PODE SER BIBLIOGRÁFICA (REFERENCIAS TEXTUAIS), DE CAMPO (ESTUDO DE CASO, PESQUISA-AÇÃO) OU DE LABORATÓRIO (EXPERIMENTAL).
  • VII) JUSTIFICATIVA TEÓRICA
EXPLICITAR ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS QUE SERÃO UTILIZADOS NA PESQUISA, CATEGORIAS, CONCEITOS-CHAVES.
  • VIII) BIBLIOGRAFIA
A SELEÇÃO BIBLIOGRÁFICA CONSISTE EM AVERIGUAR A EXISTÊNCIA DE MATERIAL PUBLICADO ACERCA DO ASSUNTO, E CASO UTILIZE DE ANOTAÇÕES DE AUTORES, ARQUIVOS PESSOAIS, ENTREVISTAS, COMENTÁRIOS DE USUÁRIOS NA INTERNET, ENFIM, FONTES NÃO PUBLICADAS, RELATAR QUE SERÃO ANEXADAS E DESCRITAS NO ESPAÇO DESTINADO A BIBLIOGRAFIA.
INFORME SE SERÁ APLICADO QUESTIONÁRIO, ENTREVISTA OU FORMULÁRIO PARA COLETAR DADOS DA PESQUISA. E QUE SERÁ ANEXADO NO FINAL DA PESQUISA.
BIBLIOGRAFIA EM PADRÃO DA ABNT, EXEMPLO BÁSICO:
SOBRENOME, Nome do(s) autor(es). Subtítulo quando houver. Título do livro em itálico. Cidade da Publicação: Editora, data.
(INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia nos cursos de graduação. Uberlândia: Eduf, 2003.)
NO CASO DO USO DE DOCUMENTOS ONLINE, APRESENTAR A URL ENTRE OS SINAIS <> PRECEDIDO DE "Disponível em:" FINALIZANDO COM A DATA DE ACESSO:
ENCICLOPÉDIA da música brasileira. São Paulo, 1998. Disponível em: <http://www.uol.com.br/encmusical/> . Acesso em: 16 ago. 2001.
PARA CITAR MONOGRAFIAS, TESES, ARTIGOS, INFORMAÇÕES RETIRADAS DA INTERNET, ETC... CONTINUE LENDO AQUI E NOS PRÓXIMOS POSTS DO BLOG.

Esqueminha disponível também para Download Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário