domingo, 28 de agosto de 2011

Metodologia Cordel 2011/02

Ementa: O campo teórico da comunicação. Tendências da pesquisa em comunicação. O processo de pesquisa: aspectos conceituais e formais. A escolha do tema e o recorte temático. A pesquisa empírica: a construção do objeto de pesquisa. Procedimentos metodológicos. A relação teoria e metodologia. O trabalho monográfico de final de curso: estruturação.


Objetivos: Apresentar aos alunos, em primeiro plano, um panorama atual da pesquisa em Comunicação, bem como os seus campos teóricos. Depois, às bases ferramentais de elaboração de um projeto de pesquisa científica, entre as quais, a escolha do tema e do objeto teórico dentro do campo da comunicação, as questões e hipóteses que possam nortear o desenvolvimento do estudo, bem como levantamento de fontes bibliográficas e primária necessárias para sistematização de argumentos e dados empíricos a serem utilizados na proposta. Para isso, os alunos devem se familiarizar com alguns procedimentos usuais no trabalho acadêmico como fichamentos, resenhas, cruzamentos de fontes e outros necessários à montagem de um projeto de pesquisa.




Leituras: HALL, Stuart. In RIBEIRO, Ana Paula Goulart e SACRAMENTO, Igor (orgs). Mikhail Bakhtin, linguagem, cultura e mídia, São Paulo, Pedro e João Editores, pp. 279-329.
NEWCOMB, Horace. In Ibidem, pp. 359-388.
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica. A Prática de fichamentos, resumos e resenhas. São Paulo, Editora Atlas, 2010, 11ª Edição.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo, Editora Perspectivas S. A., 1999, 15ª Edição.
INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia nos cursos de graduação. Minas Gerais, 2003, EDUFU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário