domingo, 11 de setembro de 2011

Fichamentos

Para que serve o fichamento?

Pense quando for começar a escrever sua monografia ou projeto acadêmico...


No texto monográfico, como em outros textos acadêmicos, deverão conter referências e citações significativas de diversos autores sobre o seu tema central. Assim, na medida que o material teórico vai sendo lido, sua bibliografia vai também sendo definida. Dificilmente é possível otimizar a metodologia de leitura quando se lê todas as obras e só depois começa o processo de escrita. Muitas ideias se perdem.

Sendo assim, é necessário que se tenha um registro paralelo ao livro, que seja de fácil acesso e consulta. Que seja claro e funcional.

A metodologia proposta aqui é a utilização de fichas literárias:


O fichamento de um livro deve conter as informações mais relevantes ao seu tema e as indicações necessárias de modo que saiba depois aonde possam ser revisitadas, se for necessário.

Além de seguir alguns padrões para identificação, no corpo da ficha contém anotações e pensamentos suscitados ao longo da leitura. No final, citações, breves ou longas, para serem retiradas na integra. Para que no momento dedicado a escrita, se possa ter clara noção da ideia e retirar citações de forma fiel ao livro.

Há muitas maneiras de se fichar um livro, depende da intenção e foco de cada um.

Perde-se um tempo escrevendo as fichas, mas economiza-se no final.

Dica:
Facilita muito que o fichamento seja completo, com todas as suas anotações, e seja unificado, seguindo um mesmo padrão para facilitar a leitura de consulta depois.

Abaixo, disponibilizo para download, um exemplo de ficha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário