terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os dez mandamentos da observação participante

"Que este livro sirva de "aviso" e inspiração a todos aqueles que queiram se lançar na aventura da observação participante." VALLADARES, Licia


Neste post, 2 downloads de resenhas e um ótimo guia para pesquisa de campo:

DOWNLOAD.


RESUMO


1) O estudo de caso necessita de tempo. A observação participante implica necessariamente um processo longo. O tempo é pré-requisito para uma fase exploratória da área, até a entrada em campo, também para os estudos que envolvem comportamento e ação de grupos, para se compreender a evolução do comportamento de pessoas e grupos.

2) O pesquisador não dispõe de total intimidade e domínio da área. O pesquisador equivoca-se ao pressupor que dispõe do controle da situação no território a ser pesquisado, desconhecendo muitas vezes as teias de relações que marcam a hierarquia e relações de poder e a estrutura social do local.

3) A observação participante supõe a interação pesquisador/pesquisado. As informações que obtém, dependerão do seu comportamento e das relações que desenvolve. Uma autoanálise faz-se, portanto, necessária e convém ser inserida na própria pesquisa. A presença do pesquisador tem que ser justificada e sua transformação em nativo não se verificará, pois por mais que se pense inserido, haverá sempre questionamentos, “curiosidades” e, quando não, a desconfiança.

4) Devem-se assumir as diferenças. Por isso mesmo o pesquisador deve mostrar-se diferente ao grupo pesquisado. A intenção de imersão total para tentar ser igual ao grupo pesquisado são esforços que muitas vezes não trazem bons resultados nas relações. Não deve enganar aos outros, nem a si próprio.

5) Uma observação participante não se faz sem um “DOC”. É necessário um intermediário local, que além de mediador, com certo tempo, passa a ser colaborador da pesquisa, esclarecendo algumas incertezas ao longo da investigação.

6) O pesquisador é um observador que está o tempo todo sendo observado. O pesquisador quase sempre desconhece sua imagem junto ao grupo pesquisado. Seus passos durante o trabalho de campo são conhecidos.

7) A observação participante significa ouvir, escutar, ver, fazer uso de todos os sentidos. As entrevistas formais muitas vezes são desnecessárias.

8) Uma rotina de trabalho é fundamental. O pesquisador deve observar e anotar sistematicamente. Sua presença contribui para gerar confiança na população estudada.

9) Deve-se refletir sobre os erros. O pesquisador aprende com os erros que comete durante o trabalho de campo. E é necessário refletir sobre o porque de um silencio, um afastamento ou desacertos.

10) O resultado de uma pesquisa gera um fruto para consulta e o mais importante são as relações. O que fica de fato são as relações vividas durante o trabalho de campo, e em geral o resultado final, também apresenta um material para consulta dos interessados.


      DOWNLOAD.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Esquema Comentado para Projeto de Pesquisa Acadêmica

Esse post libera para download um esquema apresentado em sala de aula para projeto de pesquisa acadêmica, com algumas observações relevantes:


Para escrever um bom projeto de pesquisa acadêmica é preciso seguir algumas regras básicas, que tem como objetivo uniformizar a publicação de conhecimentos.

Dica: Um projeto é exercício de síntese das informações que serão avaliadas em uma pesquisa, é a intenção da pesquisa e as formas que serão executadas, mesmo que ainda não tenha completado e coletado todos os dados.


Disponível para download aqui.