terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os dez mandamentos da observação participante

"Que este livro sirva de "aviso" e inspiração a todos aqueles que queiram se lançar na aventura da observação participante." VALLADARES, Licia


Neste post, 2 downloads de resenhas e um ótimo guia para pesquisa de campo:

DOWNLOAD.


RESUMO


1) O estudo de caso necessita de tempo. A observação participante implica necessariamente um processo longo. O tempo é pré-requisito para uma fase exploratória da área, até a entrada em campo, também para os estudos que envolvem comportamento e ação de grupos, para se compreender a evolução do comportamento de pessoas e grupos.

2) O pesquisador não dispõe de total intimidade e domínio da área. O pesquisador equivoca-se ao pressupor que dispõe do controle da situação no território a ser pesquisado, desconhecendo muitas vezes as teias de relações que marcam a hierarquia e relações de poder e a estrutura social do local.

3) A observação participante supõe a interação pesquisador/pesquisado. As informações que obtém, dependerão do seu comportamento e das relações que desenvolve. Uma autoanálise faz-se, portanto, necessária e convém ser inserida na própria pesquisa. A presença do pesquisador tem que ser justificada e sua transformação em nativo não se verificará, pois por mais que se pense inserido, haverá sempre questionamentos, “curiosidades” e, quando não, a desconfiança.

4) Devem-se assumir as diferenças. Por isso mesmo o pesquisador deve mostrar-se diferente ao grupo pesquisado. A intenção de imersão total para tentar ser igual ao grupo pesquisado são esforços que muitas vezes não trazem bons resultados nas relações. Não deve enganar aos outros, nem a si próprio.

5) Uma observação participante não se faz sem um “DOC”. É necessário um intermediário local, que além de mediador, com certo tempo, passa a ser colaborador da pesquisa, esclarecendo algumas incertezas ao longo da investigação.

6) O pesquisador é um observador que está o tempo todo sendo observado. O pesquisador quase sempre desconhece sua imagem junto ao grupo pesquisado. Seus passos durante o trabalho de campo são conhecidos.

7) A observação participante significa ouvir, escutar, ver, fazer uso de todos os sentidos. As entrevistas formais muitas vezes são desnecessárias.

8) Uma rotina de trabalho é fundamental. O pesquisador deve observar e anotar sistematicamente. Sua presença contribui para gerar confiança na população estudada.

9) Deve-se refletir sobre os erros. O pesquisador aprende com os erros que comete durante o trabalho de campo. E é necessário refletir sobre o porque de um silencio, um afastamento ou desacertos.

10) O resultado de uma pesquisa gera um fruto para consulta e o mais importante são as relações. O que fica de fato são as relações vividas durante o trabalho de campo, e em geral o resultado final, também apresenta um material para consulta dos interessados.


      DOWNLOAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário