Compartilhe

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Referências Bibliográficas

Este é um breve guia sobre como incluir referências em ensaios acadêmicos para informações usadas de outros autores/fontes.


Quando usar referências?

A fonte deve ser reconhecida cada vez que a observação feita, os dados usados ​​ou outras informações, são de outro escritor. Usar a referência permite fazer uma distinção entre as próprias idéias do autor e trechos extraídos de trabalhos outros.



Como usar referências?


Existem diferentes convenções de referência. Este guia assume adotando princípios gerais "Autor-data". Notas de rodapé não devem ser usadas para fazer referências, mas para apontar para informações adicionais ao texto e deve ser indicada por números levantados (1, 2, etc). No entanto, notas de rodapé devem ser mantidas a um mínimo. Ao citar a sua fonte no texto, deve-se estar escrito apenas o sobrenome do autor (s) e a data de publicação entre parênteses. 

Exemplo 1: Nossas escolas focam na criança como um todo, não apenas suas habilidades acadêmicas (Catt, 2011).

¹ Este guia foi baseado no manual de 2002, de Referência e Bibliografias e 2011 Manual do Curso de o Student Learning Centre da Universidade de Leicester.



Exemplo 2: Knapper e Cropley (1991, p.44) acreditam que a disposição dos adultos para aprender é afetados por suas atitudes.

DICA: É importante incluir na referência a página específica da fonte quando é considerado um ponto específico ou parte de textos palavra por palavra citada (citação direta), independentemente do tamanho do texto a ser citado. Isto dá ao leitor a oportunidade de encontrar o lugar especial no texto onde o ponto referido é feita. Citação direta requer o uso de aspas.




Exemplo 3: "O plágio é levar o trabalho de outra pessoa e usá-lo como se fosse a própria de tal forma a enganar o leitor "(University of Leicester, 2011, p.30).


Ao citar informações online, você deve usar o nome do autor (individual, grupal ou organização) e da data.


Exemplo 4: Não está claro como o esquema será financiado (BBC News Online, 2011)






Lista de referência/Bibliografia


Após o texto inteiro, a bibliografia deve ser listada com todas as obras citadas, seja através da citação direta ou indiretamente, ao longo do texto. É uma lista de referência em ordem alfabética por sobrenome dos autores. A lista não deve conter detalhes de qualquer publicação ou outras fontes do que as previstas no texto.


Referências Livro  incluir os nomes dos autores, a data de publicação, o título do livro, o lugar da publicação e o nome da editora. O título do livro deve ser em itálico.


Exemplo:. Catt, J. Escolas preparatórias no Reino Unido. 2011. Glasgow.: John Catt Educacional.


 Uma referência a um capítulo ou artigo dentro de um livro editado deve incluir também o editor, os números de primeira e última página do artigo ou de papel. É o do livro nome que não está em itálico, o título do capítulo ou artigo dentro do livro. 


Exemplo: Macedo, LV (2011). Contexto parágrafo Construções Sustentáveis. Em Freitas, PG (ed.), Construindo Cidades Verdes: Manual de Políticas Públicas parágrafo Construções Sustentáveis. São Paulo: ICLEI, pp 1-13.


 Quando se refere a artigos de jornal, também incluem o nome e o número de volume de a revista e as primeira e última página do artigo. A editora e local de publicação não são necessários. O nome do periódico em itálico, e não o título do artigo.


Exemplo: Liebes, T., & Livingstone, S. (1998). Novelas europeu: o diversificação de um Jornal gênero. Europeu de Comunicação, 13 (2), pp 147-180. 


 Quando se refere a Páginas Web deve incluir o autor da informação (individual, grupal ou organização), o título, o endereço web, bem como a data a página foi acessada.


Exemplo: Charlton, Alan. (2011). Parceria los Ciências. Acessado em 22/11/2011. Disponível em http://blogs.fco.gov.uk/roller/charlton/entry/parceria_em_ci% C3% AAncias


 Jornais: se o nome do autor é conhecido, a referência deve começar com ele. Se o nome do autor não está disponível, a referência deve começar com o título ou o título em a posição de autor. Se o artigo está disponível online, é importante para colocar o link da web no de referência.


Exemplo: Chacra, G. (2011, 22 de Novembro). EUA e Aliados impõem Novas sanções AO Ira, O Estado de São Paulo, p. A15. 


 filme/vídeo: é necessário citar o nome do diretor, o tipo do vídeo, título, e a empresa de distribuição.


Exemplo: CAPRA, F. (Director). (1946). É uma vida maravilhosa (Film). RKO.

Este guia foi traduzido para português e encontra-se disponível aqui 

Versão traduzida de referencing-manual.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário